segunda-feira, 29 de outubro de 2007

"A organização dos conteúdos e as metodologias de trabalho"

1- Defina com suas palavras o que são temas geradores?

São temas no qual buscam os interesses das crianças apartir da sua realidade e o conhecimento já existente nela respeitando seu ritmo de desenvolvimento e interesses.

2- Descreva os dois temas apresentados na seleçãodos temas geradores.

Temas cíclicos- provêm de datas comemorativas no qual tenha significado para a criança,eventos escolares,festas,etc.è muito importante estar interagindo esses com demais temas.

Temas gerados pelas crianças,suas famílias,professores e outros profissionais da escola-ocorrem apartir de situações importantes vividas pelas crianças,detectados por outros professores da escola.Os temas tem uma grande relação com as situações presentes e permite a participação ativa de pais e alunos.

3- Diretrizes:

* Permitir que a criança manifeste seus interesses e suas curiosidades.Quando trabalhado o tema deve se levar em consideração os interesses coletivos e individuais.
* Quebrar preconceitos garantindo às crianças uma aprendizagem de compreensão das diferenças existentes em nossa sociedade.Permitir a percepção da criança à dimensão social e cultural de determinados valores.
*Imprimir aos temasuma visão crítica e ampla,que tenha contexto.Desse cuidado depende muito da dinâmicado currículo e a compreensão das crianças quanto às transformações que ocorrem no mundo físico social.
*Garantir a criticidade e a criatividade no tratamento dos temas .devendo ser explorado questões de direitos e deveres de cidadãos.Procura evitar e quebrar preconceitos.
*Favorecer o acesso das crianças aos conhecimentos científicos para que a exploração do tema não fique limitada à experiência direta e ao senso comum.
*Variar a duração dos temas conforme o interesse representado pela turma e sua amplitude,podem até durar mais de uma semana,dependendo de sua abrangência.
*Articular as diferentes àreas do conhecimento em função do tema organizando as atividdes e os conhecimentos.O planejamento curriculartende dar conta de seu dinamismo,favorecendo sua ampliação do que ascrianças já conhecem,integrando os conhecimentos de forma significativa.

4- Escolha um tema e elabore um plano de aula no modelo do tema gerador.

TEMA GERADOR:FAMÍLIA(Utilizando o Dia da Criança)

Atividade>Conhecimento social e linguistico
Metodologia>Primeiro será conversado com as crianças qual a diferença entre os adultos e as crianças.O que é ser criança,e o que é ser adulto.Discutiremos os dez direitos da Criança e cada criança desenhará um direito.No final colaremos em um grande cartaz todos os desenhos e será exposto para que todos os demais alunos possam ver.
Objetivo>expressão verbal,acrescento de vocabulário(como por exemplo,responsabilidade,direitos,deveres..etc),coordenação motora fina.

Atividade>Conhecimento natural e linguistico
Metodologia>Com o auxilio do computador,livros e etc procuraremos como nascemos,quais são as outras espécies de família,suas caracteristicas,suas diferenças conosco e suas igualdades.
Objetivo>conhecimento de outras espécies de famílias,percepção das diferenças e das igualdades,conhecimento da sua reprodução e crescimento,expressão verbal,concentração.

Atividade>Conhecimento lógico-matemático
Metodologia> cada criança escolhera um brinquedo que gostaria de ter na escola,com material reciclado junto da criança faremos este brinquedo.
Objetivo>interesse e percepção dobrinquedo escolhido,quantidade atraves da percepção(exemplo:um carrinho quantas rodas tem,se coloca em cima ou em baixo),criatividadeé coordenação motora fina e grossa(dependendo do material utilizado).

Nenhum comentário: